domingo, 22 de novembro de 2009

A Santificação do Cristão


A SANTICAÇÃO DO CRISTÃO

Como já aprendemos nos estudos anteriores, a palavra santo quer dizer separando e nos da a entender sobre a vontade de Deus para nossa vida em todos os aspectos.

O cristão precisa se santificar como cristão, pois quem serve ao diabo, santifica-se para ele e como ele quer, e Deus quer que nos santifiquemos para Ele conforme a sua vontade.

Ter uma vida de santidade é tudo que agrada a Deus, mas se esta santidade estiver em conformidade com a sua palavra, por isso, precisamos estudar e entender o que Ele quer para nossa vida de santificação.

Entender que a vida de santificação passa por três processos na vida do cristão quando se converte.

Que são:

1- Santificação em Jesus Cristo
2- Santificação Moral
3- Santificação Espiritual

1- SANTIFICAÇÃO EM JESUS CRISTO.

Ela ocorre no ato da nossa conversão, isto é, quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas. Não precisamos fazer absolutamente nada porque Ele já fez tudo quando se fez carne e habitou entre nós.


a) Jesus nos quer separado do mundo porque suas obras são más, e diz que seremos odiados por isso, portanto na sua morte no mundo morremos também para ele (o mundo). Jo 15:18-19. b) Em Jesus somos separados do mundo, santificados em sua palavra, para a glória de Deus. Jo 17:1-21. c) O apostolo Paulo afirma a sua posição em Jesus que deve ser a nossa também. Gl 2:20 d) A cruz de Cristo nos dá essa garantia de separação do mundo, por isso a glória é para Ele para todo o sempre amém. Gl 6:14

2- SANTIFICAÇÃO MORAL*. Gl 5:16-17

*Moral: Referente a bons costumes

Temos que entender que esta santificação, diferentemente da primeira, não é instantânea, rápida, e que não vai exigir nenhum “sacrifício” de nossa parte, pois já não somos mais deste mundo, mas ainda vivemos nele e iremos enfrentar uma luta constante entre os desejos da carne e os frutos do Espírito.

Quando lemos o que o apostolo Paulo escreveu em Gl 5:16-17, percebemos que este processo só é possível quando somos guiado pelo Espírito Santo que tem a inalidade de mudar a nossa conduta moral decaída com o pecado.

A santificação Moral muda a nossa conduta de agir em relação:

  • Ao nosso próximo;
  • A sociedade em que vivemos;
  • Ao nosso Deus

O apostolo Paulo fala também em Rm 12:1-12 que a santificação moral influencia na nossa mente e nosso corpo exigindo de nós um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

Quando falamos de mudanças na maneira de nos conduzir neste mundo, estamos falando também na nossa maneira de falar, vestir, agir, pensar, ou seja, uma mudança radical.

3- SANTIFICAÇÃO ESPIRITUAL

A santificação espiritual é totalmente dependente das duas anteriores, ou seja, quando aceitamos a Jesus e mudamos nosso comportamento e agimos totalmente diferentes do mundo guiados pelo Espírito Santo, o nosso espírito entra em comunhão com o Espírito de Deus e temos uma vida santa e agradável a Deus.
Cremos também que precisamos de uma vida de oração, praticar o jejum, freqüentar os cultos, vivermos em comunhão com os nossos irmãos etc. Com certeza estas coisas influenciarão na nossa santificação espiritual, mas não esqueçamos que ela procede das duas primeiras, ou seja, não adianta tudo isso e não termos entregado realmente nossas vidas a Jesus e se não temos uma vida integra diante de Deus e da sociedade em que vivemos.


Conclusão
Amadas irmãs podemos perceber a preocupação da trindade no processo de santificação do homem, onde Jesus nos faz santo na Sua morte, o Espírito Santo colocando em nós os seus frutos e Deus aceitando a nossa santidade e transformando para o louvor da sua Glória.

“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de nós.” Josué 3:5

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 GFCD Avivamento | by TNB