domingo, 22 de novembro de 2009

Santificação


SANTIFICAÇÃO

Santificação é tornar-se semelhante a Cristo. Santificação é uma obra progressiva da parte de Deus e do homem que nos torna cada vez livres do pecado e semelhante a Cristo em nossa vida presente.


ESTÁGIOS DA SANTIFICAÇÃO

1- A SANTIFICAÇÂO TÊM UM COMEÇO DEFINIDO NA REGENERAÇÃO

Uma mudança moral definida ocorre em nossa vida no momento da regeneração (novo nascimento), Paulo fala sobre o “lavar regenerador do Espírito Santo” (Tt: 3:5). Uma vez nascido de novo não podemos continuar pecando como um hábito ou como um padrão de vida (I Jo: 3:9), porque o poder da vida espiritual em nós impede-nos a uma vida de pecados.

Essa mudança moral é o primeiro estágio na santificação, envolve uma ruptura definitiva com o poder do pecado, bem como com o amor ao pecado, para que o crente não seja dominado por ele, e não mais ame o pecado (Rm: 6:11-14,18).
Em termos práticos, isso significa que devemos afirmar duas verdades, por um lado, nunca seremos capazes de dizer: “estou completamente livre do pecado” (Mt: 26:41; I Jo: 1: 8,10). Mas por outro lado, um cristão nunca deve dizer, por exemple: Este pecado me derrotou. Eu desisto. Faz 30 anos que tenho um péssimo temperamento, e o terei ate o dia em que eu morrer, e as pessoas têm que me aceitar do jeito que eu sou.
Dizer essas coisas seria o mesmo que dizer que pecado foi vitorioso. É permitir que o pecado reine em nosso corpo. É negar a verdade das escrituras.
O rompimento inicial com o pecado, então envolve nova orientação de nossos desejos (Rm: 6:17-19).

2- A SANTIFICAÇÃO AUMENTA POR TODA VIDA. (PROCESSUAL)

No ato do novo nascimento o cristão é considerado santo (separado).
Mas a santificação é um processo longo, e jamais alcança a perfeição nesta vida, por causa do pecado que ainda permanece em nosso coração.
  • A santificação é aumentada por toda vida cristã (II Cor: 3:18),
  • Gradualmente (Fp: 3:21; ITs: 5:23; IJo: 3:6,9)
  • Nos tornarmos cada vez mais semelhantes a Cristo, conforme avançamos na vida cristã (Fp: 3:12-14).

Esse pensamento, de que, a santidade nunca se completará totalmente nesta vida, não é unânime. É defendido também que santificação não é gradual, pode ser rápida e completa nesta vida( I Pe: 1:16; Mt: 5:48; Ts: 1:4). Citam exemplos de homens como Noé (Gn: 6:9). Jô (Jô: 1:1); e Asa (I Rs:15:14).
Embora a Bíblia não mencione o pecado de alguns homens, não significa que os mesmos nunca pecaram. Todos nós nascemos com o pecado original, ou seja, nascemos pecadores (Rm: 3:9-10,23).


DEUS E O HOMEM COOPERAM NA SANTIFICAÇÃO

1- O PAPEL DE DEUS NA SANTIFICAÇÃO
Visto que a santificação é principalmente uma obra de Deus, a oração de Paulo torna-se apropriada (ITs: 5:23). Um papel especifico de Deus na santificação é seu processo de nos disciplinar como seus filhos (Hb 12.5-11). Em Filipenses está escrito: “Deus é quem efetiva em vós o querer como o realizar, segundo a sua vontade” (Fp: 2:13). O papel de Deus, Jesus Cristo, na Santificação é o primeiro, que Ele conquistou nossa santificação para nós (I Co: 1:30). Além disso, Jesus é o nosso exemplo ( Hb:12:2). O papel do Deus Espírito Santo é a sua ativação dentro de nós ( Rm 8:14; Gl 5:16-18,22; II Ts 2:13 ; I Pe1:2)


PARA REFLETIR
Com o apoio da Santíssima Trindade, será que é necessário buscarmos a santificação, tendo em vista que Deus o querer e o realizar?

Conforme lemos nos textos acima. Deus nos santifica. Então porque pecamos?


2- O NOSSO PAPEL NA SANTIFICAÇÂO
O nosso papel na santificação é passivo, pois dependemos do Senhor (Fp 2:13). Mas nosso papel também é ativo. As sagradas Escrituras nos exortam e nos admoesta para sermos santos moralmente (Rm 8:13). Devemos desenvolver a nossa salvação (Fp 2:12-13).
Muitas passagens especificas no novo Testamento exortam atenção detalhada a vários aspectos da Santidade e da piedade cristã (Rm 12:9-20 ; Fp 4:4-9)
Devemos desenvolver continuamente padrões e hábitos de santidade. A ação de Deus em nossa Santificação é fundamental, pois sem Ele nada podemos fazer. Contudo não devemos deixar de buscar ardentemente a Santificação. (I Ts 5:16-24)


Conclusão

A conseqüência do novo nascimento é mudança de vida, mudança moral (Mt 7.17-20).
A Santificação é aumentada, dia a dia, mês a mês, até a volta de Cristo, devemos nos despojar do velho homem (Ef 4:17-32).
Deus nos escolheu para sermos santos (Ef 1:4), e coopera conosco (Fp 1:6), é motivo de nossa alegria.

Nós cristãos, devemos buscar edificar nossas vidas sobre a Rocha.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 GFCD Avivamento | by TNB